Os profissionais de marketing são mais propensos a publicar vídeos regularmente no Facebook (58%) do que no Instagram (49%) ou YouTube (47%), de acordo com os resultados do último relatório anual do setor de marketing de mídia social do Social Media Examiner . E enquanto poucos (11%) estão postando regularmente no TikTok, a atividade parece aumentar na plataforma.
Antes de prosseguir, é importante salientar que a maioria (64%) dos entrevistados são de pequenas empresas (1-10 funcionários), portanto, este relatório não reflete necessariamente as atividades de empresas maiores.
Embora o Facebook seja a plataforma utilizada pela maioria dos inquiridos para publicar vídeos, não é aquela para a qual a maior proporção aumentará a sua atividade. Em vez disso, essa distinção pertence ao Instagram: cerca de dois terços (68%) dos entrevistados disseram que aumentarão suas atividades de vídeo no Instagram, o que pode ajudar a diversificar um mix de conteúdo na plataforma que continua sendo amplamente dominado por fotos (cerca de 70% dos conteúdo publicado pela marca), de acordo com dados do Socialinsider .
Quase no mesmo nível do Instagram, 2 em cada 3 entrevistados (67%) planejam aumentar suas atividades de vídeo no YouTube, enquanto a maioria (56%) o fará no Facebook. Um estudo separado da Socialinsider revelou que o uso de vídeos ao vivo pelas marcas no Facebook cresceu, enquanto os vídeos verticais na plataforma tendem a gerar taxas de engajamento mais altas.
Este ano, 43% dos profissionais de marketing pesquisados relatam que aumentarão sua atividade de vídeo no TikTok. Isso representa um grande salto em relação aos 28% que disseram o mesmo no ano passado , o que por si só foi um aumento de 19% no ano anterior. Claramente, a plataforma social que conquistou as mentes e os corações dos adolescentes também está entrando nos planos dos profissionais de marketing.
Em uma nota relacionada, uma parcela considerável de profissionais de marketing que responderam ao estudo do Social Media Examiner nomeou vídeos curtos em loop (Reels, TikTok…) como seu formato de vídeo mais importante. Cerca de 24% disseram o mesmo, ficando atrás apenas do vídeo nativo (60 segundos ou mais), que um terço (33%) citou como o mais importante para seus negócios. Os outros medidos foram histórias (vídeos curtos que expiram: 14% de participação) e vídeo ao vivo (14% de participação), com os 14% restantes notando que não usam vídeo.
Para saber mais, confira o estudo aqui .
Sobre os dados: Os resultados são baseados em uma pesquisa global com 2.897 profissionais de marketing, a maioria (64%) dos quais trabalha para pequenas empresas (1-10 funcionários). Quase dois terços (63%) concentram-se principalmente em marketing B2C e metade (50%) está sediada nos EUA.
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