A nova era dos anúncios criativos: Como criar anúncios de impacto

Atualizado: 22 de jul.


Os criativos são fundamentais para obter uma resposta direta.


Desenvolver um criativo forte significa gerar bons resultados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ, ao analisar quase 15 mil testes A/B eles descobriram que o criativo vencedor conseguiu em média, um custo 19% menor por clique no link, 21% menor custo por conversão do site e 27% menor custo por instalação do aplicativo. Esse é um valor significativo com base na experimentação com o criativo em si.


A gente sabe o que é essencial para ter uma boa estratégia de marketing digital. Mas também não podemos esquecer de um detalhe muito importante para atingir melhores resultados em uma campanha: o criativo.

O conjunto de peças que pode ser representado em texto, imagens ou vídeos, é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis pelo sucesso dos anúncios. Afinal, em um mundo com tanta propaganda é preciso se destacar.

Sendo assim, é preciso entender quais técnicas farão uma pessoa parar o que está fazendo e clicar no nosso anúncio. Ou seja, compreender como podemos criar um criativo de impacto, que chame a atenção necessária e busque a ação de clique que desejamos.

Agora, vou listar algumas dicas importantes para fazer um criativo, criativo.




1. Mensagem objetiva


Basicamente você é impactado por milhares de anúncios diariamente e por isso, hoje em dia, as pessoas lêem cada vez mais com uma leitura dinâmica. Por essa razão, a mensagem do seu criativo deve ser a mais direta e objetiva possível.

2. Tenha uma chamada de ação


Guarde bem essas palavras, qualquer anúncio deve ter uma CTA (Call to Action), chamada para ação. Pois isso incentiva sempre as pessoas a realizarem alguma ação.

Por exemplo, se a CTA for “Fale Conosco”- Precisa levar o usuário direto para uma página de contato, como chat online ou conversa para o WhatsApp.

3. Chame a atenção em 03 segundos


Esse é o tempo máximo que vai definir o sucesso de um criativo. Pois o scroll nas redes sociais é muito rápido.

Dessa forma, você precisa de um criativo bonito e impactante que faça o usuário paralisar o scroll e fixar o olho no seu anúncio.

4. Atente para a Identidade visual da marca ou produto


O logotipo precisa aparecer sempre? Não!

Mas toda a comunicação precisa ter coerência visual e textual. Ou seja, a identidade visual, o branding da marca, precisa fazer sentido desde o anúncio até a página de destino.

Mesmo sendo um anúncio promocional ou institucional, tudo tem que passar a mesma percepção de valor.



5. Use o storytelling


Com certeza você já ouviu falar que as pessoas se conectam com histórias. Então, pense em usar isso ao seu favor para criar um criativo fora do comum.

Cada vez mais, as pessoas buscam seguir, acompanhar e comprar de marcas mais humanas, que conversem de pessoa para pessoa.

Só para exemplificar, você pode utilizar de anúncios em carrossel, stories com sequências, vídeos e imagens humanizadas

6. Vídeos diretos e com mensagens claras


Quando falamos em vídeos, é importante transmitir a mensagem em até 15 segundos, para que logo no início o usuário compreenda do que se trata o anúncio.

Coloco elementos do seu produto ou serviço também no início, isso ajuda a prender o público-alvo em seu anúncio.

7. Legendas


As legendas são grandes aliadas para complementar a mensagem.

Quando usar vídeo, a mensagem tem que ser entendida mesmo sem som, por isso é importante legendar seus vídeos.

Antes de mais nada, pense no vídeo sem som. Por outro lado, não esqueça do som, pois ajuda muito na experiência de quem aumenta o volume.


Caso esteja buscando inspirações para criar seus anúncios, olhe esse POST clicando aqui, que fiz sobre os melhores anúncios para e-commerce.


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