Como aumentar e manter meus clientes como gestor de tráfego



Veja também: Como agregar valor ao seu serviço como gestor de tráfego


De fato uma queixa em comum de muitos gestores de tráfego é de que perdem clientes, de que seus clientes não ficam por muito tempo, aí a dúvida também em comum de que não sabem o porquê isso acontece, muitos culpam os clientes, mas existe de fato um ciclo que um cliente passa por um gestor, não existe uma métrica ao certo para passar, porém, pode se dizer que em média esse ciclo dura 6 meses.


São poucos os gestores que conseguem manter seus clientes fidelizados. E como eu ouço bastante essas queixas, decidi criar um conteúdo sobre o tema. Bora lá então?


A conquista do fechamento de um cliente é muito comemorada por nós, gestores de tráfego, mas, o trabalho não termina aqui. Na verdade ele está apenas começando.


Vamos ver agora algumas dicas que você pode estar praticando para que esse ciclo de perdas seja cada vez menor.


Ouça atentamente o que os clientes têm a dizer


Sabe aquele velho ditado “o cliente tem sempre razão”?

Ele pode estar obsoleto, mas ainda assim, há muita verdade nele. Contudo, para dar razão ao cliente, é preciso ouvi-lo com atenção e muita empatia. Muitas vezes, as pessoas não conseguem se expressar bem sobre suas necessidades e desejos, então, você precisa identificar os sinais que elas deixam e manter um diálogo mais aberto e receptivo.

Relacionamento


Uma das melhores chances de você manter um cliente é ter um bom relacionamento com ele, não seja aquele gestor que quando fecha o contrato desaparece, e só volta no final do mês.

Interaja com seu cliente sempre, dê a atenção que ele merece, e mostre que você tem a devida preocupação com o negócio dele.



Reuniões


As reuniões são uma ótima oportunidade para mostrar para seu cliente que você está ativo e fazendo tudo que prometeu, faça reunião quinzenal ou semana com ele.


Muitos gestores acabam fechando contrato e logo depois tem o hábito de esquecer do cliente, causando desconforto e falta de confiança do cliente.


Lembre-se, ele está investindo dinheiro e pagando os seus serviços. Com certeza ele irá te cobrar empenho e resultados. Então, faça sempre reuniões para apresentar as métricas e estimativas de vendas.


Planejamento


Apresentar um plano de ação para o seu cliente é uma maneira de deixar ele mais tranquilo e confiante em suas ações. Mostre para ele um checklist do que está acontecendo ou do que já foi feito. Isso o ajudará a confiar mais em você.

Superação das expectativas


A expectativa é uma situação hipotética que cada ser humano cria em sua mente com base no que ele espera que aconteça. Se você vende sapatos, seus compradores vão esperar que eles sejam iguais aos da foto, que tenham qualidade e que sejam confortáveis.

Para garantir a fidelização dos clientes, você precisa entregar algo que vá além do que eles esperam. Pode ser um brinde, uma entrega mais rápida, um bônus ou diversas outras coisas. Estude seus clientes e veja o que sua empresa pode fazer para surpreendê-los.


Essas são dicas básicas, que qualquer gestor deve praticar, e em um mercado competitivo, saber manter um cliente poderá decretar o sucesso do seu negócio a longo prazo.


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